sexta-feira, 19 de junho de 2009

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO "SOFTWARE LIVRE NAS ESCOLAS"



"O texto de autoria de Alberto Tornaghi, nos remete a questões éticas quando diz:"É preciso pensar, a cada instante, que mundo estamos ajudando a construir com cada uma de nossas atitiudes, ações, palavras e decisões."
A todo momento fazemos escolhas, escolhemos por onde iremos, o que comeremos, o que diremos e no nosso cotidiano escolar não é diferente. As escolhas são feitas a cada minuto, a cada aluno atendido dessa ou daquela forma, do texto que vou ler ou não, da formação que farei com vontade ou por simples conveniência.
A escolha das mídas e o seu uso não foge a esta regra. A vida é feita de escolhas. Já que não podemos fugir dessa verdade, temos que ao menos passar a refletir sobre elas, pois antes de querermos formar cidadãos críticos, atores, etc, precisamos fazer este exercício com nós mesmos. Não podemos "forçar" o uso de um software livre se nós não estamos "abertos" para eles. Precisamos antes de "vender o peixe, saboreá-lo," para sermos éticos com nossos alunos, sermos coerentes com nossas falas e atitutes. Sem esse convencimento interior, estaremos indo de encontro ao que "pregamos". Seremos meros expectadores deixando o protagonismo de lado.
(Texto produzido durante a formação Introdução a Educação Digital - NTE/ Sílvia Dias e Adriana Maia).

5 comentários:

  1. Meninas concordamos com vocês, pois no ambiente escolar sem ética e coerência não conseguimos atingir nossos objetivos em uma formação midiática crítica, transformadora e consciente da sociedade que queremos. Sem a experimentação não há transformação!Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Concordamos com o comentário acima. Hoje realmente estamos com outra visão do software linux educacional.Agora é tocarmos o barco em frente e trabalharmos para o bem da nossa comunidade escolar.Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!! Adorei sua postagem!!! Parabéns!!!
    Estamos sempre escolhendo... e no momento, a melhor escolha a fazer é tocar em frente e tentar fazer bem feito com o que temos!!!

    ResponderExcluir
  4. Concordamos em relação ao programa livre (Linux) em todos os aspéctos.Chegamos na mesma conclusão pois temos que motivar e incentivar nossos alunos a fazer escolhas conquistando sua autonomia.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns meninas! Realmente precisamos saber quais nossos objetivos, as nossas responsabilidades com a sociedade. e que bom que a vida é feita de nossas escolhas ,escolha de área- educação, escolha de interesses- mídias na educação e escolhas de cursos nte, e foi através de nossas escolhas que encontramos um grupo muito bom!
    Bjs Grazi e Nidia.

    ResponderExcluir